A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA

Autores

  • Aldeni Melo de Oliveira Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Diógenes Gewehr Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Andreia Guimarães Strohschoen Univates

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i2.530

Palavras-chave:

Acessibilidade. Domótica. Pesquisa Científica.

Resumo

Este estudo apresenta o relato de experiência sobre o desenvolvimento da Pesquisa em sala de aula utilizando os conceitos da Acessibilidade e a Domótica, considerando a automação residencial. Foram desenvolvidos projetos de pesquisa com alunos do Ensino Fundamental – anos finais de uma escola pública do município de Macapá/AM, buscando construir um protótipo de casa inteligente buscando a acessibilidade. Os alunos, participantes do estudo, realizaram pesquisa bibliográfica, de campo e experimental. Os dados coletados pelos alunos compuseram os Diários de Bordo e Mapas conceituais construídos por eles. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva. Observamos que os alunos participaram ativamente das atividades propostas, demonstrando que estas podem ser empreendidas neste nível de ensino. Os participantes mostraram aprovação à realização de pesquisas científicas em sala de aula afirmando que desta forma, o conteúdo não fica descontextualizado, ganhando significado para suas vidas.

Biografia do Autor

Aldeni Melo de Oliveira , Universidade do Vale do Taquari - Univates

Biólogo, Doutorando em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Diógenes Gewehr, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Biólogo. Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Downloads

Publicado

2020-12-26