A PESQUISA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO SOCIAL PARA ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA DOMÓTICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i2.530Palavras-chave:
Acessibilidade. Domótica. Pesquisa Científica.Resumo
Este estudo apresenta o relato de experiência sobre o desenvolvimento da Pesquisa em sala de aula utilizando os conceitos da Acessibilidade e a Domótica, considerando a automação residencial. Foram desenvolvidos projetos de pesquisa com alunos do Ensino Fundamental – anos finais de uma escola pública do município de Macapá/AM, buscando construir um protótipo de casa inteligente buscando a acessibilidade. Os alunos, participantes do estudo, realizaram pesquisa bibliográfica, de campo e experimental. Os dados coletados pelos alunos compuseram os Diários de Bordo e Mapas conceituais construídos por eles. A análise dos dados ocorreu de forma descritiva. Observamos que os alunos participaram ativamente das atividades propostas, demonstrando que estas podem ser empreendidas neste nível de ensino. Os participantes mostraram aprovação à realização de pesquisas científicas em sala de aula afirmando que desta forma, o conteúdo não fica descontextualizado, ganhando significado para suas vidas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.