O POTENCIAL DOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL NO ENSINO DE HUMANIDADES

UMA EXPERIÊNCIA NA REGIÃO DO CAPARAÓ CAPIXABA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i2.2499

Palavras-chave:

Espaços de educação não formal, Ensino de humanidades, Saída a campo, Caparaó capixaba

Resumo

O objetivo deste artigo foi considerar o potencial pedagógico de uma saída a campo, ocorrida no segundo semestre de 2022, em um curso de mestrado profissional em ensino de humanidades em espaços de educação não formal na região do Caparaó Capixaba, Espírito Santo. Trata-se de um estudo qualitativo, que contou com aplicação de um questionário como instrumento de coleta de dados para analisar, por meio das percepções e apontamentos de pontos fortes e pontos a melhorar, a potencialidade dessa saída a campo no processo de construção de conhecimento contextualizado e reflexivo. Os resultados demonstraram que a saída a campo se configurou como uma prática pedagógica que possibilitou o exame de questões históricas, políticas, ambientais e socioculturais, a partir do território vivido e de experiências com a realidade e a natureza, revelando campos para adequações, os quais serão avaliados para não comprometerem a eficácia da experiência no caso de novas saídas.

Biografia do Autor

Sabrine, Insituto Federal do Espírito Santo

Bibliotecária-Documentalista no Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Professora permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Ifes. Doutora em Educação em Ciências e Saúde do Programa de Pós-graduação do INUTES da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2019). Mestra em Educação em Ciências e Matemática do Programa EDUCIMAT do Ifes (2014). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) (2005) e pós graduada com especialização em Biblioteca Escolar pelo CESAT (2008). Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisas em História e Filosofia da Ciência (Histofic) e vice-líder do Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Agroecologia (Aracê).

Eduardo, Instituto Federal do Espírito Santo

Professor Titular do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, professor permanente do Programa de Mestrado em Ensino de Humanidades (PPGEH - Ifes) desde 2020, professor do curso de Construção de Estradas do Ifes desde 2005, Licenciado e Bacharel em Geografia (UFES 1999 e 2005), Mestre em Engenharia Civil/Engenharia de Transportes (UFES 2003), Doutor em Educação (UFAL 2017) com estágio Pós Doutoral em Educação Ambiental (UFES 2019). Vasta experiência na elaboração e análise de projetos ambientais, autor/coautor de livros e artigos científicos, produtor executivo do curta metragem Reno, líder do grupo de pesquisa Aracê, membro do conselho editorial da Editora Cousa. Atualmente se dedica à pesquisas nas áreas socioeconômica, urbana e ambiental.

Aramis, Instituto Federal do Espírito Santo

Possível GRADUAÇÃO em Geografia (bacharelado e bacharelado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); ESPECIALIZAÇÃO em Políticas Territoriais do Estado do Rio de Janeiro pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); MESTRE em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; DOUTORADO em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Humanidades (PPGEH) do Ifes de Vitória. Atualmente é professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) Campus Alegre. Tenho experiência na área de Geografia, focando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental e Espaços Não Educacionais, Agroecologia e Estudos Coloniais. Atualmente dedica-se ao Pólo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do Ifes Campus de Alegre, como subcoordenador, além do Núcleo de Educação Ambiental e Agroecologia (NEAA) do Ifes Campus de Alegre. É membro do Aracê (Grupo de Estudos de Educação Ambiental e Agroecologia).

Carolina, Faculdade de São Marcos

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Estácio de Sá e Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais pelo Centro de Ensino Superior de Vitória (CESV) e em Educação especial pela Faculdade de São Marcos. Atua como Auxiliar de Disciplina do Centro Educacional Primeiro Mundo.

Downloads

Publicado

2023-12-21