EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DA ANÁLISE DE JUROS DE CARTÃO DE CRÉDITO

Autores

  • Mariana Freitas Tacanho da Silva Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i1.525

Palavras-chave:

Educação Financeira, Cartão de Crédito, Juros

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência realizada com alunos de ensino para jovens e adultos de uma escola pública que visava contribuir para a educação financeira dos estudantes mediante a aplicação da matemática financeira na análise de juros de um cartão de crédito, explorando uma situação de descontrole financeiro. Descreve-se a aplicação e resultados de atividades elaboradas com base na metodologia de resolução de problemas, onde os alunos deveriam utilizar a matemática para interpretar, analisar e resolver uma situação contextualizada, onde se verificava uma dificuldade no pagamento de uma fatura de cartão de crédito. Observou-se ao longo das aulas que os alunos, além de compreenderem a aplicação matemática na situação analisada, adquiriram consciência do perigo que o mau uso do cartão de crédito pode ocasionar e entenderam a importância da educação financeira em suas vidas.

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Publicado

2020-02-12