UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i2.2918Palabras clave:
Componente curricular, Observação, Lúdico, Regência em sala de aulaResumen
A prática pedagógica é um componente curricular fundamental no processo de formação do licenciado em Ciências Biológicas, pois possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a atuação profissional do futuro educador. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo: descrever e refletir uma experiência vivida de uma prática, no ensino de Ciências, em duas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública estadual de Laranjal do Jari, Amapá. A vivência ocorreu separadamente nas turmas, e foi realizada em duas etapas. Na primeira, foram realizadas observações sistemáticas com o auxílio de uma ficha de acompanhamento para o registro de informações pedagógicas dos métodos utilizados, organização e relação professor-aluno. Na segunda, houve a regência em sala de aula e foi elaborada uma cruzadinha com palavras relacionadas aos temas abordados pelo professor, com a finalidade de incitar a participação e aprendizado por meio da ludicidade. O uso da cruzadinha serviu como facilitador na aprendizagem dos conteúdos durante a regência. Contudo, houve diferenças de retorno ao método utilizado entre as turmas, o que nos fez compreender a necessidade de realizar diagnóstico sobre o perfil e dificuldades das turmas para elaborar estratégias com métodos adequados em sala de aula.
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