PROJETO GIRASSOL
UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DA ZONA RURAL NO INTERIOR DE RIO BANANAL/ES
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1413Palavras-chave:
Matemática, Girassol, Guia didático, Estudantes do campoResumo
Essa pesquisa intitulada Projeto Girassol, consistiu no plantio e cultivo de girassóis, além da secagem e reaproveitamento de suas sementes para dialogar sobre conteúdos de Matemática aproximando a matemática da sala de aula com a realidade do estudante do campo. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo configurando-se um estudo de caso e os instrumentos para a coleta de dados tiveram como base a observação participante. A partir dessa pesquisa desenvolveu-se um produto educacional na forma de um guia didático que teve como premissa para a construção o modelo ADDIE. O resultado e a constatação foram à valorização do trabalho com a terra, o resgate da cultura local, o surgimento de propostas de atividades que tiveram como base todo o processo do plantio à secagem dos girassóis, além de trabalhar as interseções entre o saber científico, o senso comum e os conteúdos escolares a partir das experiências dos próprios alunos.