UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Authors

  • Camila Guedes Alves Instituto Federal do Amapá
  • Jhenife Lorana Sousa Pombo Instituto Federal do Amapá
  • Tayane do Carmo Pinto Instituto Federal do Amapá
  • Darley Calderaro Leal Matos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i2.2918

Keywords:

Componente curricular, Observação, Lúdico, Regência em sala de aula

Abstract

A prática pedagógica é um componente curricular fundamental no processo de formação do licenciado em Ciências Biológicas, pois possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a atuação profissional do futuro educador. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo: descrever e refletir uma experiência vivida de uma prática, no ensino de Ciências, em duas turmas do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública estadual de Laranjal do Jari, Amapá. A vivência ocorreu separadamente nas turmas, e foi realizada em duas etapas. Na primeira, foram realizadas observações sistemáticas com o auxílio de uma ficha de acompanhamento para o registro de informações pedagógicas dos métodos utilizados, organização e relação professor-aluno. Na segunda, houve a regência em sala de aula e foi elaborada uma cruzadinha com palavras relacionadas aos temas abordados pelo professor, com a finalidade de incitar a participação e aprendizado por meio da ludicidade. O uso da cruzadinha serviu como facilitador na aprendizagem dos conteúdos durante a regência. Contudo, houve diferenças de retorno ao método utilizado entre as turmas, o que nos fez compreender a necessidade de realizar diagnóstico sobre o perfil e dificuldades das turmas para elaborar estratégias com métodos adequados em sala de aula.

Published

16-06-2025

How to Cite

GUEDES ALVES, Camila; SOUSA POMBO, Jhenife Lorana; DO CARMO PINTO, Tayane; CALDERARO LEAL MATOS, Darley. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 30–43, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i2.2918. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2918.. Acesso em: 2 aug. 2025.

Similar Articles

1-10 of 173

You may also start an advanced similarity search for this article.