O Uso da impressora 3D no processo de ensino e aprendizagem.

Autores/as

  • Antonio Freitas Neto Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Jardim
  • Sara Loubet
  • Leonardo Martinez Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.1377

Palabras clave:

Ensino, Física, Impressora 3D, Modelagem

Resumen

Sabe-se que no contexto atual da sociedade moderna, a tecnologia obteve consideráveis avanços na sociedade. Porém, é notório a existência de problemáticas persistentes nas práticas educacionais, as quais padecem com a falta da inclusão de tecnologias eficientes na educação, que por sua vez, tornariam as aulas mais lúdicas, capazes de capturar atenção dos discentes e consequentemente um maior aproveitamento e fixação do conteúdo ensinado em sala.  Neste trabalho, apresentamos uma intervenção educacional a fim de amenizar as barreiras identificadas, utilizando para isto, a impressão 3D como forma de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, fabricando materiais didáticos, com o objetivo de despertar e aprimorar o interesse dos estudantes para as áreas de Ciências Exatas e da Terra, buscando assim realizar aulas mais práticas e experimentais. Os materiais didáticos produzidos neste trabalho foram aplicados em sala de aula, juntamente com questionários, os quais comprovam a eficiência da atividade, de forma que, para cerca de 90% dos discentes que participaram da atividade, houve uma melhor compreensão dos conteúdos trabalhados, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais envolvente e significativo.

Publicado

19-02-2022

Cómo citar

FREITAS NETO, Antonio; LOUBET, Sara; MARTINEZ ALBUQUERQUE, Leonardo. O Uso da impressora 3D no processo de ensino e aprendizagem. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 14, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v10i2.1377. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1377.. Acesso em: 24 nov. 2024.

##plugins.generic.dates.received##

17-09-2021

##plugins.generic.dates.accepted##

15-02-2022

##plugins.generic.dates.published##

19-02-2022

Artículos similares

21-30 de 119

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.