O USO DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.1684Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Recurso Didático, Teorema de PitágorasResumo
Alinhar o uso do gênero literário História em Quadrinhos (HQ) nas aulas de matemática tornou-se uma excelente alternativa para cativar o aluno e proporcionar que o processo de ensino e aprendizagem ocorram de uma forma mais prazerosa, tendo em vista o interesse despertado por elas. Diante do exposto, esta pesquisa traz como objetivo investigar o uso da HQ no processo de ensino e aprendizagem do Teorema de Pitágoras através de elementos da História da Matemática em uma turma de 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Vitória-ES. Para tanto, utilizar-se-á um HQ denominada "Quadrinhos matemáticos: problemas com o Teorema de Pitágoras?”. Nessa abordagem, é oportuno evidenciar que o recurso didático utilizado abriu portas para que o professor pudesse trabalhar elementos da História da Matemática relacionadas ao conteúdo matemático do Teorema de Pitágoras. Como resultados, observou-se vários aspectos positivos, uma vez que houve um ensino interdisciplinar, lúdico e criativo sobre a história e uso do Teorema de Pitágoras, de modo a favorecer o crescimento sociocognitivo e cultural do aluno.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.