A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM COM INDÍCIOS DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA PARA PEDAGOGAS/OS

Autores

  • Kariele Coutinho Melado IFES
  • Giovani Zanetti Neto IFES

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i2.1675

Palavras-chave:

Formação de Professores Pedagogos. Ensino de Ciências. Alfabetização Científica

Resumo

Este artigo refere-se a uma pesquisa de mestrado de abordagem qualitativa que, objetivou
investigar o potencial de uma ação de formação continuada para o ensino de ciências na perspectiva da Alfabetização Científica para pedagogos que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste âmbito, foi ofertado um curso de extensão, intitulado: “Dimensões Transdisciplinares para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma abordagem pela Alfabetização Científica”, com ações síncronas e
assíncronas, com articulação entre o Educimat, Cefor e profissionais de pedagogia. A abordagem teórica que fundamentou o estudo foi a Alfabetização Científica e os aspectos pedagógicos da formação de professores implementados conforme os processos metodológicos articulados a pedagogia libertadora. Os resultados evidenciaram a necessidade de incentivar a formação continuada de pedagogos, possibilitando a ampliação
de práticas pedagógicas para o ensino de ciências conduzindo o aluno a redescobertas.

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Publicado

2022-09-05