PROJETO MELIPONIFES: AÇÕES PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CONSERVAÇÃO DAS ABELHAS SEM FERRÃO

Autores

  • Christyan Lemos Bergamaschi Instituto Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0002-2983-5891
  • Isabel De Conte Carvalho de Alencar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i2.752

Palavras-chave:

Relato de experiência, Preservação, Serviços ecossistêmicos, Educação

Resumo

O Meliponifes é um projeto de ação contínua. Surge no campus Vitória em parceria a Associação de Meliponicultores do Espírito Santo e a Prefeitura Municipal de Vitória, com o objetivo de construir um meliponário que atue como espaço de pesquisas sobre as abelhas nativas sem ferrão, os seus produtos (pólen, mel e própolis) e os serviços ecossistêmicos prestados. Aqui, descrevemos as ações do tripé ensino, pesquisa e extensão realizados e em andamento, a contribuição do projeto para comunidade já envolvida e as nossas perspectivas, com base nos resultados das pesquisas e questionário respondido pelos membros da equipe. Os trabalhos realizados forneceram dados fundamentais sobre o estabelecimento e crescimento populacional das abelhas sem ferrão, guiando decisões para implantação do meliponário no campus. O Meliponifes está prestes a ter seu espaço físico concebido no Ifes e, assim, novas pesquisas poderão ser pensadas e construídas a partir dele.

Biografia do Autor

Christyan Lemos Bergamaschi, Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas (UFES), especialista em Educação e Divulgação em Ciências (IFES) e mestre em Ciências Biológicas - Biologia Animal (UFES). Experiência na área de divulgação científica e ensino de Ciências/Biologia, conservação de abelhas nativas sem ferrão, além de genética evolutiva e filogeografia. Atualmente participa do projeto Meliponifes desenvolvendo ações de pesquisa e extensão em prol da divulgação científica e conservação das abelhas nativas sem ferrão.

Isabel De Conte Carvalho de Alencar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestre e doutora em Ciências Biológicas - Biologia Animal também pela UFES. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e colaboradora da UFES. Tem experiência na área de Zoologia e na produção de materiais didáticos. Está envolvida em projetos de Ensino de Ciências, com propostas de elaboração de estratégias para o ensino de Biologia e Divulgação Científica, com ênfase em entomologia e biologia celular. Coordena o projeto Meliponifes com ações de pesquisa, ensino e extensão.

Downloads

Publicado

2020-12-26