UM MODELO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM
UM ARTEFATO PARA O ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2864Palavras-chave:
Design Science Research, Sequência de Ensino-Aprendizagem, Ensino de Física, ArtefatoResumo
O Ensino de Física busca metodologias distintas de propor aprendizagem. Esse trabalho teve como objetivo principal criar um artefato; que é uma Sequência de Ensino-Aprendizagem (SEA). Essa SEA foi pensada com a finalidade de que os alunos pudessem identificar o coeficiente angular de forma matemática e experimental, por meio da relação Peso versus Massa, e estabelecesse uma correlação com a constante física em estudo, que foi da aceleração gravidade local (g). Como problema norteador para esse trabalho temos: será que uma SEA é um artefato metodológico valido para ensinar um conceito de física partindo da constante? Objetivando responder esse questionamento este trabalho tem um delineamento teórico. Como metodologia teórica para elaboração da SEA usamos a Design Science Research (DSR). Como resultados obtidos foi verificado que ela não pode ser rígida, ela precisa ser flexível e ajustável durante o processo de aplicação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.