UM MODELO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

UM ARTEFATO PARA O ENSINO DE FÍSICA

Autores

  • Nelson Nunes Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2864

Palavras-chave:

Design Science Research, Sequência de Ensino-Aprendizagem, Ensino de Física, Artefato

Resumo

O Ensino de Física busca metodologias distintas de propor aprendizagem. Esse trabalho teve como objetivo principal criar um artefato; que é uma Sequência de Ensino-Aprendizagem (SEA). Essa SEA foi pensada com a finalidade de que os alunos pudessem identificar o coeficiente angular de forma matemática e experimental, por meio da relação Peso versus Massa, e estabelecesse uma correlação com a constante física em estudo, que foi da aceleração gravidade local (g). Como problema norteador para esse trabalho temos: será que uma SEA é um artefato metodológico valido para ensinar um conceito de física partindo da constante? Objetivando responder esse questionamento este trabalho tem um delineamento teórico. Como metodologia teórica para elaboração da SEA usamos a Design Science Research (DSR). Como resultados obtidos foi verificado que ela não pode ser rígida, ela precisa ser flexível e ajustável durante o processo de aplicação. 

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Publicado

31-12-2024

Como Citar

NUNES, Nelson. UM MODELO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM ARTEFATO PARA O ENSINO DE FÍSICA. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 112–128, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i1.2864. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2864.. Acesso em: 5 jan. 2025.

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