ESTÁGIO DOCÊNCIA DO CURSO DE DOUTORADO EM FÍSICA

RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS

Autores

  • Álison Pereira da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i3.2889

Palavras-chave:

Estágio Docência, Doutorado em Física, Práticas Experimentais, Relato de Experiências

Resumo

Este artigo examina a relevância do estágio docente aliado a atividades experimentais na formação de professores. O estudo foi realizado durante o Curso de Doutorado em Física e Astronomia da UERN, envolvendo um estágio de 12 semanas na disciplina de Laboratório de Ensino de Física II, em parceria com uma escola de ensino médio. Os alunos de graduação criaram e aplicaram quatro práticas experimentais nas áreas de Cinemática, Termodinâmica e Eletricidade. O uso de experimentos favoreceu a autonomia dos alunos e fortaleceu a colaboração entre universidade e escola. Foram produzidos seis roteiros, com potencial para explorar outras temáticas da Física, como Magnetismo, Ondas, Óptica e Física Moderna. 

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

PEREIRA DA SILVA, Álison. ESTÁGIO DOCÊNCIA DO CURSO DE DOUTORADO EM FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 129–143, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i3.2889. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2889.. Acesso em: 5 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 153

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.