Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio

Autores

  • Samara Maria Gonçalves Carneiro
  • Paulo Sérgio de Araujo Sousa
  • Elenice Monte Alvarenga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) campus Cocal

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.583

Palavras-chave:

Bioensaios, Práticas, Aprendizagem

Resumo

As atividades práticas podem ser um grande instrumento para melhorar o ensino-aprendizagem possibilitando uma melhor compreensão dos assuntos abordados. Assim, objetivou-se o uso de bioensaios como proposta de ensino aliada à teoria em Biologia, em turmas de ensino médio integrado. Para isso, realizou-se aplicação de questionários em duas turmas de segundos anos, de modo a se avaliar a aprendizagem; realização de experimento (bioensaio) em aula; e, por fim realizou-se a reaplicação do questionário da primeira etapa, de modo que as últimas etapas serviram como instrumento de avaliação da aprendizagem dos discentes. Pode-se observar a importância das atividades práticas para o aprendizado, em que a maior parte dos alunos afirmam que aprendem melhor com a utilização de aulas práticas como método complementar às aulas expositivas e demonstrativas, contribuindo diretamente para o processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

17-08-2020

Como Citar

MARIA GONÇALVES CARNEIRO, Samara; SÉRGIO DE ARAUJO SOUSA, Paulo; MONTE ALVARENGA, Elenice. Bioensaio como Método de Aprendizagem Aliado à Teoria em Biologia no Ensino Médio. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 144–157, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v9i1.583. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/583.. Acesso em: 25 nov. 2024.

Recebido em

13-04-2020

Aceito em

22-06-2020

Publicado em

17-08-2020

Artigos Semelhantes

21-30 de 78

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.