ENSINO CONTEXTUALIZADO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
O PROJETO ECOLOGIA PARA ALÉM DAS PAREDES DA SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2510Palavras-chave:
Educação do Campo, Contextualização, Conhecimento, Ensino de BiologiaResumo
O presente trabalho sistematiza uma proposta de sequência didática para o ensino de Biologia, direcionada especialmente às Escolas do Campo em Pedagogia da Alternância, estando passível de ajustes e adequações para outras modalidades de educação. Compreende que o processo de ensino-aprendizagem, numa perspectiva dialógica, deve pautar-se a partir da realidade dos sujeitos, para que estes possam contribuir com o fortalecimento e intervenção em seus territórios. Neste sentido, no contexto do componente curricular de Biologia, a proposta de sequência didática caminha numa perspectiva de aprendizagem contextualizada e significativa, a partir da integração da teoria com a prática no movimento dialético da práxis. Utilizam-se as reflexões de Santos (2010), Arroyo (1999), Begnami e Justino (2023), e Benísio e Costa (2019) para aprofundarmos e compreendermos o potencial da Educação do Campo e da Pedagogia da Alternância na promoção de processos de aprendizagem que contribuam para o fortalecimento da integração de saberes e uma educação libertadora, vinculada à emancipação dos sujeitos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.