DEBATES CONCEITUAIS DE GRANDEZAS E MEDIDAS PARA O ENSINO: AÇÃO FORMATIVA COM ALUNOS DE MESTRADO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1452Palavras-chave:
Formação de professor, Concept Study, Saberes docentes, Grandezas e MedidasResumo
Este artigo contempla relato de uma ação formativa com alunos de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo, ocorrida no segundo semestre de 2019. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa em que se investigaram indícios de ressignificação de saberes para o ensino de conceitos do campo “Grandezas e Medidas”. No que tange à fundamentação teórica acerca dos saberes docentes, baseou-se nos estudos de Lee S. Shulman, Deborah L. Ball e Brent Davis, e, relativamente ao campo conceitual matemático, contou-se com considerações de Bento de J. Caraça, Paulo F. Lima e Paula M. B. Bellemain. Desenvolveu-se essa ação pautados no Concept Study, de modo que se enfatizaram os saberes que emergiram das práticas dos alunos participantes de mestrado, e, à medida que esses saberes foram compartilhados e investigados, verificaram-se indícios de contribuição para a ressignificação de saberes para o ensino dos participantes.
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