DEBATES CONCEITUAIS DE GRANDEZAS E MEDIDAS PARA O ENSINO: AÇÃO FORMATIVA COM ALUNOS DE MESTRADO PROFISSIONAL

Autores

  • Ayandara Pozzi de Moraes Campos Prefeitura Municipal de Cariacica
  • Mayara Moraes Cardozo Coutinho
  • Maria Auxiliadora Vilela Paiva

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1452

Palavras-chave:

Formação de professor, Concept Study, Saberes docentes, Grandezas e Medidas

Resumo

Este artigo contempla relato de uma ação formativa com alunos de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo, ocorrida no segundo semestre de 2019. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa em que se investigaram indícios de ressignificação de saberes para o ensino de conceitos do campo “Grandezas e Medidas”. No que tange à fundamentação teórica acerca dos saberes docentes, baseou-se nos estudos de Lee S. Shulman, Deborah L. Ball e Brent Davis, e, relativamente ao campo conceitual matemático, contou-se com considerações de Bento de J. Caraça, Paulo F. Lima e Paula M. B. Bellemain. Desenvolveu-se essa ação pautados no Concept Study, de modo que se enfatizaram os saberes que emergiram das práticas dos alunos participantes de mestrado, e, à medida que esses saberes foram compartilhados e investigados, verificaram-se indícios de contribuição para a ressignificação de saberes para o ensino dos participantes.

Biografia do Autor

Mayara Moraes Cardozo Coutinho

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes. Possuo graduação em Matemática pelo Ifes Campus Cachoeiro (2013) e especialização em Metodologia do Ensino de Matemática (2014) e Educação Profissional e Tecnológica (2016). Atualmente sou professora de Matemática na Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU). Participo do Grupo de Pesquisa em Prática Pedagógica em Matemática - GRUPEM.

Maria Auxiliadora Vilela Paiva

tuto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (1980) e doutorado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, coordenador de tcc da espec. proeja ead do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, portaria- professora pesquisadora do educimat do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, professor do Centro Federal de Ensinotecnológico do Espírito Santo, professor do Centro Federal de Ensinotecnológico do Espírito Santo, professor pesquisador voluntário no educimat do Centro Federal de Ensinotecnológico do Espírito Santo e professor da educação profissional e técnica do Instituto Federal Do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, proeja, resolução de problemas, saberes docentes e formação de professor.

Downloads

Publicado

2022-03-31