HISTÓRIA DAS MULHERES NA CIÊNCIA: CONSTRUÇÃO DE UM PAINEL COLABORATIVO COMO AÇÃO EDUCATIVA NO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Autores

  • Andressa Antônio de Oliveira Instituto Federal do Espírito Santo
  • Marize Lyra Silva Passos Instituto Federal do Espírito Santo- Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo- (IFES/CEFOR) https://orcid.org/0000-0001-7047-5018
  • Isaura Alcina Martins Nobre Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática- Instituto Federal do Espírito Santo (EDUCIMAT/IFES) https://orcid.org/0000-0002-9218-4964

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i2.2497

Palavras-chave:

Mulheres na Ciência, Ensino de Ciências, Divulgação Científica

Resumo

Este artigo aborda a história das mulheres na ciência e descreve a implementação de uma ação educativa no Dia Internacional das Mulheres, envolvendo a criação de um painel colaborativo. O objetivo principal foi realçar o papel das mulheres na ciência, destacando cientistas notáveis ​​e suas contribuições. A atividade incluiu a exibição do vídeo "Mulheres Cientistas na História" acompanhado de um debate sobre o papel das mulheres na ciência. Os participantes, então, colaboraram na criação do painel, destacando mulheres cientistas e suas realizações. Este estudo ressalta a importância de celebrar as contribuições femininas na ciência e demonstrar como ações educativas, como a construção de painéis colaborativos, podem promover a conscientização e valorização das mulheres na ciência. A iniciativa empodera as mulheres, incentiva seu interesse em carreiras científicas e amplia a compreensão da igualdade de gênero no campo da ciência.

Biografia do Autor

Marize Lyra Silva Passos, Instituto Federal do Espírito Santo- Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo- (IFES/CEFOR)

Professor Titular e Pesquisador do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo, Brasil. Trabalha com inovação pedagógica com TIC, tecnologias educacionais, metodologias ativas e avaliação de aprendizagem. Leciona em cursos técnicos para formação de educadores, na formação inicial e continuada de professores, em nível de aperfeiçoamento, especialização, mestrado e doutorado profissional, nas modalidades presencial e a distância. Fez estágio pós-doutoral na Universidade de HAMK, Finlândia (2019). Tem Ph.D. em Engenharia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2018), Ph.D. em Educação na Universidad del Norte, Paraguai (2014) e Mestrado em Informática na Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil (2000). Fez o curso International Professional Teacher Education, na Universidade de Hamk, Finlândia (2022). É graduada em Engenharia de Petróleo (2006) e Administração de Empresas (1999), na Universidades de Vila Velha, Brasil. Participou dos programas de inovação pedagógica, oriundo de uma parceria entre os governo brasileiro e finlandes, VET Teachers for the Future (2016) e FiTT - Finnish Teacher Trainer Diploma (2017), nas universidades de Hamk e Tamk, Finlândia. Na área de pesquisa atua como bolsista de produtividade e coordenadora do grupo de pesquisa em Inovação e Criatividade na Educação do Ifes. Atua como professora permanente dos programas de Mestrado e Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.

Isaura Alcina Martins Nobre , Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática- Instituto Federal do Espírito Santo (EDUCIMAT/IFES)

Doutora em Educação pela UFES (2013). Mestre em Informática pela UFES (2002). Bacharel em Ciência da Computação pela UFV/MG (1991). Fundadora da Docêncis, empresa com foco na inovação e no desenvolvimento profissional. Desde 2014 atuo como professora permanente e pesquisadora no Programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) ofertado pelo Ifes, orientando projetos de pesquisa do mestrado e doutorado relacionados a práticas pedagógicas e ao uso de tecnologias na educação. Professora efetiva do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de 1993 a 2018. Em 2004 participei da comissão responsável pelo projeto de implantação da EaD no então CEFETES. De jul/2004 a abr/2008 coordenei os cursos superiores em tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores na modalidade presencial. De nov/2006 a abr/2009 coordenei o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ofertado na modalidade a Distância por meio do Sistema UAB. De mai/2009 a jul/14 coordenei o Curso de Pós-graduação em Informática na Educação na modalidade a distância também ofertado por meio do sistema UAB. Em 2018, assumi a Coordenação Geral de Ensino do Cefor (Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância) do Ifes. Subsecretária da Subsecretaria de Planejamento e Avaliação (SEPLA) da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (SEDU) de jan/2019 a nov/2021. Destaco durante minha atuação: a mudança do cálculo de tipologias das escolas estaduais mediante parâmetros tangíveis considerando a complexidade; mudança na chamada pública, considerando a otimização das etapas e a inclusão de uma lista de suplência ao final o que garantiu uma maior transparência na ocupação das vagas pelos estudantes; criação do APOIE - Apoio Psicossocial e Orientação Interativa Escolar, equipe com psicóloga e assistente social para atuação na Sedu central e nas superintendências; implantação de uma gerência para a avaliação escolar - foco nas avaliações externas e nas avaliações diagnósticas; elaboração de diversas portarias - destaque para as portarias relacionadas a organização das superintendências e a sobre avaliação; implantação do "Programa Escolar" desenvolvido para dar resposta a manutenção do processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia; reestruturação do Centro de Formação de Profissionais da Educação (Cefope) que passou de 8000 vagas ofertadas em 2018 para 100 mil em 2021, com diversas vagas de cursos disponibilizadas também para os municípios. Áreas de interesse: Tecnologias Educacionais, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Metodologias Ativas de Aprendizagem, Educação a Distância, Planejamento e Avaliação.

Downloads

Publicado

2023-12-21