ESTRATÉGIA LÚDICA NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE SANTARÉM – PA

Autores

  • Cleyson Miguel Corrêa Sousa Universidade Federal do Oeste do Pará https://orcid.org/0009-0006-1617-906X
  • CAMILLA DE SOUSA RODRIGUES UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
  • JUCELANE SALVINO DE LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
  • PATRÍCIA GUIMARÃES PEREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
  • ANDREY CAMURÇA DA SILVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, TERRA SANTA. PA
  • MARCIA MOURÃO RAMOS AZEVEDO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i2.3034

Palavras-chave:

Extensão, Ludicidade, Ensino

Resumo

As estratégias lúdicas, quando integradas ao processo de ensino-aprendizagem, destacam-se como ferramentas dinâmicas e eficazes para estimular o interesse dos alunos. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo associar atividades lúdicas às aulas expositivas no ensino de Biologia para turmas do primeiro ano do ensino médio em uma escola pública de Santarém-Pará. O projeto, realizado entre agosto e setembro de 2022, iniciou-se com um pré-teste para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre divisão celular. Em seguida, foi ministrada uma aula teórica, complementada por uma atividade lúdica para reforçar o aprendizado. Cinquenta alunos distribuídos entre as turmas “A” e “B” participaram e os índices de acertos aumentaram de 9,2% para 45,6% na turma “A” e de 8,8% para 45,6% na turma “B”. Os resultados demonstram um avanço significativo na assimilação do conteúdo, evidenciando que a combinação entre teoria e ludicidade torna o aprendizado mais envolvente e eficaz.

Downloads

Publicado

16-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MIGUEL, Cleyson; RODRIGUES, CAMILLA DE SOUSA; SALVINO DE LIMA, JUCELANE SALVINO DE LIMA; PEREIRA, PATRÍCIA GUIMARÃES; CAMURÇA DA SILVA, ANDREY; AZEVEDO, MARCIA MOURÃO RAMOS. ESTRATÉGIA LÚDICA NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE SANTARÉM – PA. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 44–61, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i2.3034. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/3034.. Acesso em: 6 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 141

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.