ESTRATÉGIA LÚDICA NO ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE SANTARÉM – PA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i2.3034Palavras-chave:
Extensão, Ludicidade, EnsinoResumo
As estratégias lúdicas, quando integradas ao processo de ensino-aprendizagem, destacam-se como ferramentas dinâmicas e eficazes para estimular o interesse dos alunos. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo associar atividades lúdicas às aulas expositivas no ensino de Biologia para turmas do primeiro ano do ensino médio em uma escola pública de Santarém-Pará. O projeto, realizado entre agosto e setembro de 2022, iniciou-se com um pré-teste para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre divisão celular. Em seguida, foi ministrada uma aula teórica, complementada por uma atividade lúdica para reforçar o aprendizado. Cinquenta alunos distribuídos entre as turmas “A” e “B” participaram e os índices de acertos aumentaram de 9,2% para 45,6% na turma “A” e de 8,8% para 45,6% na turma “B”. Os resultados demonstram um avanço significativo na assimilação do conteúdo, evidenciando que a combinação entre teoria e ludicidade torna o aprendizado mais envolvente e eficaz.
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