Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.922

Palabras clave:

Objetos virtuais de aprendizagem, Soluções, Ensino de Química, GO-LAB, Ensino remoto

Resumen

Dada a importância dos conceitos referentes ao conteúdo de soluções no Ensino de Química e do uso das novas tecnologias de informação e comunicação, que vêm revolucionando o processo de ensino e aprendizagem, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração de uma proposta de criação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), intitulado “O que é uma solução?”, por meio da plataforma GO-LAB, a fim de auxiliar professores no uso desse recurso tecnológico em suas aulas. Dessa maneira, este trabalho foi baseado em uma pesquisa do tipo bibliográfica, de caráter exploratório, que observou que o AVA permite que os alunos tenham o benefício de conduzir os experimentos dentro de um ambiente virtual, favorecendo o aprendizado deles por meio da investigação. Os professores ao utilizarem essa proposta, em sala de aula ou no ensino remoto, podem inserir o uso das tecnologias com o propósito de apoiar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Biografía del autor/a

  • Suélen Pereira Carminati, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

    Possui formação em Técnico em Alimentos pelo IFRJ/Campus Maracanã (2006) e é aluna do curso de licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

  • Luiz Felipe Santoro Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ - PROPEC

    Doutorando em Ensino de Ciências – IFRJ (PROPEC), Mestre em Ensino de Ciências da Natureza – UFF (PPECN), Mediador presencial do curso de Licenciatura em Química – UFRJ oferecido pelo Consórcio CEDERJ, Membro pesquisador no Grupo de Pesquisa: Ciência, (Arte), Tecnologia e Sociedade – C(A)TS, do IFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Thiago Rodrigues de Sá Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ - PROPEC

    Doutorando em Ensino de Ciências – IFRJ (PROPEC), Mestre em Ensino de Ciências da Natureza – UFF (PPECN), Mediador presencial do curso de Licenciatura em Química – UFRJ oferecido pelo Consórcio CEDERJ, Membro pesquisador no Grupo de Pesquisa: Ciência, (Arte), Tecnologia e Sociedade – C(A)TS, do IFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Publicado

19-02-2022

Cómo citar

CARMINATI, Suélen Pereira; DANTAS, Luiz Felipe Santoro; ALVES, Thiago Rodrigues de Sá. Desenvolvimento do Objeto Virtual de Aprendizagem “O que é uma solução?” como Proposta para Aulas de Química. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 14, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v10i2.922. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/922.. Acesso em: 21 dec. 2024.

##plugins.generic.dates.received##

28-10-2020

##plugins.generic.dates.accepted##

27-09-2021

##plugins.generic.dates.published##

19-02-2022

Artículos similares

1-10 de 145

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.