USO DE APLICATIVOS NO ENSINO DE BIOLOGIA

UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO EM AULAS COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS TRADICIONAIS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2735

Palabras clave:

Aprendizagem interativa, Método tradicional, Tecnologia educacional, Smartfhones.

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar o uso de aplicativos móveis no ensino e aprendizagem de Biologia após aulas com sequências didáticas tradicionais em turmas do ensino médio técnico do Instituto Federal do Amapá (Ifap), campus Laranjal do Jari. Para isto, fez-se um levantamento de aplicativos gratuitos para o ensino de Biologia disponíveis no Google Play Store. Alguns destes foram utilizados ao final de aulas nas quais o professor usou métodos tradicionais. Para avaliar o rendimento e satisfação dos alunos sobre o uso dos aplicativos foi aplicado um questionário online anônimo, ao final das aulas. Foram encontrados 43 aplicativos dos quais 74,41% eram de Botânica, Biologia Geral, Biologia Celular e Zoologia. A maioria dos alunos considerou que os aplicativos ajudam a compreender melhor o conteúdo, tornou a aula mais atrativa e divertida, e sugerem que sejam usados com maior frequência nas aulas. O rendimento dos alunos quanto aos conteúdos ministrados nas aulas foi alto e variou de 74,14% a 95,78%. Conclui-se que o uso de aplicativos no ensino de Biologia se mostrou uma abordagem inovadora para complementar as aulas tradicionais. Contudo, é fundamental reconhecer e enfrentar os desafios associados ao uso de aplicativos em sala de aula.

Biografía del autor/a

  • Darley Calderaro Leal Matos, Instituto Federal do Amapá Campus Laranjal do Jari- IFAP

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (2007),possue mestrado em Ciências Biológicas, área de concentração Botânica Tropical, pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2009) e Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Pará e Museu Paraense Emílio Goeldi (2018). Atualmente, é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap) campus Laranjal do Jari e do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Agroextrativismo e Desenvolvimento Regional (Ifap). É pesquisadora e atua na área de Ecologia Vegetal em estudos que visam compreender os processos de organização de comunidades de plantas através da abordagem funcional. Além disso, tem experiência em estudos de dinâmica, florística e monitoramento de florestas na Amazônia. Atua também na área de Biotecnologia com desenvolvimento de produtos sustentáveis (biofertilizantes, compostagem e bioinseticidas) e na área do ensino de Ciências e Biologia.

Publicado

31-12-2024

Cómo citar

NAIR COSTA DA SILVA , Lívia; CALDERARO LEAL MATOS, Darley. USO DE APLICATIVOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO EM AULAS COM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS TRADICIONAIS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 81–97, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i1.2735. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2735.. Acesso em: 5 jan. 2025.

Artículos similares

1-10 de 92

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.