A DISCIPLINA “BACIA DO RIO DOCE:
ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS” NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i2.2498Palabras clave:
Aperfeiçoamento, Educação Ambiental Crítica, Especialização, Formação de educadores ambientais, Pós-graduaçãoResumen
O presente estudo é relacionado a disciplina “Bacia do Rio Doce: aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais” desenvolvida em dois cursos de formação continuada vinculados ao Projeto Rio Doce Escolar, Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha. O objetivo do trabalho é apresentar o desenvolvimento da disciplina “Bacia do Rio Doce: aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais” no Curso de Pós-Graduação em Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental, assim como, no Curso de Pós-Graduação em Especialização em Educação Ambiental Escolar. Os referenciais teóricos envolvem a Filosofia da Práxis, a Educação Ambiental Crítica e a formação de educadores ambientais. O estudo é qualitativo e exploratório. O desenvolvimento da disciplina se deu a partir de discussões teóricas envolvendo conteúdos e momentos EaD e presencial, abordando relevantes aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais relacionados a Bacia do Rio Doce.