APRENDER A APRENDER: A AUTOPERCEPÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM AUTÔNOMA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i2.503Palavras-chave:
Autonomia. Aprendizagem. Formação integral.Resumo
O objetivo principal deste estudo fundamenta-se em identificar a auto percepção de uma turma de estudantes no tocante à temática do aprender a aprender. A turma escolhida encontra-se matriculada no 3º ano do Curso Técnico de Eventos integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Câmpus Palmas. A princípio, ao se trabalhar com projetos busca-se a junção da prática à teoria por meio da identificação de um problema e a partir deste buscam-se soluções tendo por base a realidade em que estão inseridas. Assim, após uma palestra expositiva e dialogada, as participantes foram convidadas a refletirem tanto sobre a aprendizagem de elaboração de projetos quanto sobre autonomia e em seguida solicitou-se o fornecimento de informações acerca de seus pontos de vista por meio de um questionário estruturado de acordo com determinados princípios de aprendizagem. Quanto à abordagem, este estudo configura-se em uma pesquisa quantitativa, que por sua vez utilizou como instrumentos para coleta de dados a pesquisa bibliográfica fundamentada em livros, periódicos científicos indexados e a aplicação de questionário. Como resultado aponta-se que as participantes, em sua maioria, se sentem responsáveis pelos seus processos de aprendizagens e exercitam a autocrítica e autoavaliação. Por outro lado, uma amostra de 04 no universo de 17 participantes esboçou a inevitabilidade de serem constantemente orientadas pelos professores, o que comprova certa dependência e a necessidade gradual de estímulos para que a aprendizagem seja autônoma.