A DISCIPLINA “BACIA DO RIO DOCE:

ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS” NO PROJETO RIO DOCE ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i2.2498

Palavras-chave:

Aperfeiçoamento, Educação Ambiental Crítica, Especialização, Formação de educadores ambientais, Pós-graduação

Resumo

O presente estudo é relacionado a disciplina “Bacia do Rio Doce: aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais” desenvolvida em dois cursos de formação continuada vinculados ao Projeto Rio Doce Escolar, Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vila Velha. O objetivo do trabalho é apresentar o desenvolvimento da disciplina “Bacia do Rio Doce: aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais” no Curso de Pós-Graduação em Aperfeiçoamento em Metodologias de Educação Ambiental, assim como, no Curso de Pós-Graduação em Especialização em Educação Ambiental Escolar. Os referenciais teóricos envolvem a Filosofia da Práxis, a Educação Ambiental Crítica e a formação de educadores ambientais. O estudo é qualitativo e exploratório. O desenvolvimento da disciplina se deu a partir de discussões teóricas envolvendo conteúdos e momentos EaD e presencial, abordando relevantes aspectos sócio-históricos, econômicos e ambientais relacionados a Bacia do Rio Doce.

Biografia do Autor

Antonio Donizetti Sgarbi, IFES - Campus Vila Velha

Doutor em Educação (História e Filosofia da Educação) pela PUC/SP, professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), com lotação no Curso de Pedagogia - Ifes Campus Vila Velha. Leciona em cursos do EMI, Licenciaturas e nos Programas de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (EDUCIMAT) e no Programa de Pós Graduação em Ensino de Humanidades (PPGEH) do Ifes. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa História das Instituições e dos Intelectuais da Educação Brasileira (EHPS-PUC/SP). Desenvolve e orienta pesquisas na Área do Ensino com ênfase em: Educação, Ciência, Sociedade e Ambiente. Participa de projetos de pesquisa e extensão na área da Cidadania Socioambiental, relação escola/comunidade, educação emancipatória e escolanovismo católico.

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Publicado

2023-12-21