FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR PARA AMBIENTES CARENTES DE RECURSOS

Autores

  • Franciny da Silva Santos Instituto Federal do Espírito Santo
  • Márcia GONÇALVES DE OLIVEIRA Instituto Federal do Espírito Santo
  • Vanessa Battestin Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2230

Palavras-chave:

ensino de ciências, metodologias ativas, software blooket, rotação por estações

Resumo

O objetivo desta intervenção pedagógica foi realizar uma formação pedagógica com alunos (que também são professores) e professoras de uma disciplina de um Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática para mostrar a potencialidade da utilização da metodologia de rotação por estações com um conjunto de atividades plugadas e desplugadas na construção de aulas gamificadas de baixo custo e fácil acesso utilizando a temática de Biologia Celular. A intervenção pedagógica teve duração de 1,5 horas e foi dividida em quatro etapas: Apresentação da intervenção pedagógica, aplicação do plano de aula de Biologia Celular, apresentação do uso do software Blooket e testes de suas funcionalidades e avaliação da proposta. A união de atividades plugadas e desplugadas foram consideradas pelos participantes da pesquisa uma ótima ferramenta para os ambientes carentes de recursos, uma vez que permite a utilização de materiais de fácil acesso e baixo custo que proporcionam um processo de ensino e de aprendizagem de qualidade.

Downloads

Publicado

19-05-2024

Artigos Semelhantes

1-10 de 127

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.