CRESCIMENTO DE CRISTAIS: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v12i1.2140Palabras clave:
Cristalização, Experimentação, Ensino de Química, Crescimento de cristaisResumen
Com o surgimento de novas tecnologias notou-se que o perfil dos alunos vem se modificando. Sendo assim, torna-se fundamental ir além do método expositivo tradicional pautado no ensino que utiliza somente a sala de aula teórica. Acredita-se que a experimentação quando atrelada às aulas expositivas pode ser uma ferramenta de grande utilidade para o aumento do interesse dos alunos na disciplina de Química. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma prática experimental onde utilizou-se o sulfato de cobre (CuSO4.5H2O) para crescimento de cristais por nucleação. Tal prática abordou conceitos como os de cristalização, saturação, nucleação, e estrutura do cristal. O trabalho foi desenvolvido em duas turmas de segundo ano do curso técnico em química integrado ao ensino médio do Ifes - Vila Velha-ES, onde aplicou-se um questionário pré e pós-intervenção, utilizando a escala Likert, a fim de verificar se houve evolução na aprendizagem dos conteúdos envolvidos na experimentação.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.