Uma Prática Pedagógica para o Ensino de Probabilidade com o Aporte da História da Matemática

Autores/as

  • Gabriel Kachel Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
  • Lígia Sad Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.1234

Palabras clave:

Probabilidade, História da Matemática, Prática Pedagógica

Resumen

A probabilidade, como campo relacionado à matemática, estuda os fenômenos aleatórios. Diversos são os vestígios do passado sobre o pensamento probabilístico e muitos estudiosos se ocuparam com problemas e situações desse tipo. Todavia, um marco na teoria das probabilidades é a troca de cartas entre os estudiosos franceses Blaise Pascal e Pierre Fermat. Considerando isso, selecionamos um fragmento de uma dessas cartas, que trata sobre o problema dos pontos (divisão da aposta entre jogadores), para elaborar e aplicar uma prática pedagógica para o ensino de probabilidade com o aporte da História da Matemática. Após o estudo do fragmento da carta, foi realizada a proposta de um jogo de roleta no qual a tomada de decisão pelos estudantes está relacionada com as chances favoráveis, apresentando diferenças e similaridades com o problema dos pontos. As aulas foram avaliadas de forma positiva pelos estudantes, contribuindo com o ensino e a aprendizagem da probabilidade.

Publicado

19-02-2022

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