Uma Prática Pedagógica para o Ensino de Probabilidade com o Aporte da História da Matemática

Autores

  • Gabriel Kachel Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
  • Lígia Sad Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.1234

Palavras-chave:

Probabilidade, História da Matemática, Prática Pedagógica

Resumo

A probabilidade, como campo relacionado à matemática, estuda os fenômenos aleatórios. Diversos são os vestígios do passado sobre o pensamento probabilístico e muitos estudiosos se ocuparam com problemas e situações desse tipo. Todavia, um marco na teoria das probabilidades é a troca de cartas entre os estudiosos franceses Blaise Pascal e Pierre Fermat. Considerando isso, selecionamos um fragmento de uma dessas cartas, que trata sobre o problema dos pontos (divisão da aposta entre jogadores), para elaborar e aplicar uma prática pedagógica para o ensino de probabilidade com o aporte da História da Matemática. Após o estudo do fragmento da carta, foi realizada a proposta de um jogo de roleta no qual a tomada de decisão pelos estudantes está relacionada com as chances favoráveis, apresentando diferenças e similaridades com o problema dos pontos. As aulas foram avaliadas de forma positiva pelos estudantes, contribuindo com o ensino e a aprendizagem da probabilidade.

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Publicado

19-02-2022

Como Citar

KACHEL, Gabriel; SAD, Lígia. Uma Prática Pedagógica para o Ensino de Probabilidade com o Aporte da História da Matemática . Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 13, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v10i2.1234. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1234.. Acesso em: 5 nov. 2024.

Recebido em

27-06-2021

Aceito em

15-02-2022

Publicado em

19-02-2022

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