EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM UMA COMUNIDADE POMERANA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i3.2784Palavras-chave:
Etnomatemática, Educação do Campo., Comunidade Pomerana., Vivências e SaberesResumo
Este trabalho aborda a relação entre as práticas culturais e as práticas de ensino de Matemática na Comunidade Pomerana, no 2º ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da EEEFM Fazenda Emílio Schroeder. A base teórica fundamentou-se em dois campos que perpassam a relação entre Educação e Cultura em Leontiev e Freire, trazendo a “Atividade” como conceito de matemática do cotidiano. O segundo eixo, por sua vez, abarca as práticas culturais da matemática com D’ambrósio e Ferreira. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, a partir de registros em diário de bordo, roda de conversas, observações sobre as relações culturais praticadas no ensino da matemática no contexto escolar, bem como as práticas culturais de matemática no contexto da comunidade e a análise do contexto linguístico e o mapeamento de práticas culturais nas atividades agrícolas desenvolvidas na escola embasadas a partir das práticas desenvolvidas nas atividades do dia a dia. Os resultados evidenciam que é possível desenvolver uma prática pedagógica em ambientes contextualizados.
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