DIÁLOGOS MATEMÁTICOS: DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES À AÇÃO PEDAGÓGICA: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • Cícero Rodrigues Barbosa Secretaria Municipal de Educação de Goiânia
  • Humberto Nunes Rodrigues
  • Márcia Friedrich
  • Romeu Fernandes de Lima
  • Suzana Maria Xavier Silva

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i2.819

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação Continuada, Base Nacional Comum Curricular, Proposta Político Pedagógica, Resolução de Problemas.

Resumo

A Diretoria Pedagógica da Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME) por meio da articulação de suas gerências elaborou e ministrou o Projeto de formação continuada Diálogos Matemáticos: da formação de professores à ação pedagógica, que foi destinada aos professores que trabalham com o componente curricular Matemática nos Ciclos II e III do ensino fundamental. A formação foi realizada em modo presencial e com atividades orientadas à distância.  Abordou assuntos relativos às unidades temáticas da matemática (Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística), por meio da conexão entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Político Pedagógica (PPP) da RME, fomentou o debate e o conhecimento sobre o uso das metodologias no ensino da matemática, sobretudo a metodologia de resolução de problemas. Os cursistas pontuaram aspectos positivos relacionados ao processo formativo.

Downloads

Publicado

2020-12-26