HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA E LINGUAGEM INFOGRÁFICA: PONTUAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

HISTORIOGRAPHY OF SCIENCE AND INFOGRAPHIC LANGUAGE: APPOINTMENTS TO THE FORMATION OF SCIENCE TEACHERS

Authors

  • Taís de Souza Silva Universidade Federal do Paraná, Palotina, Paraná
  • Lucas Mota Costa Universidade Federal do Paraná, Palotina, Paraná
  • Leandro Siqueira Palcha Universidade Federal do Paraná, Palotina, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i2.608

Keywords:

História da ciência, Ensino de Ciências, Formação de professores, Tecnologia digital

Abstract

O artigo discute o desenvolvimento de um infográfico como estratégia pedagógica para abordar a historiografia da ciência no Ensino de Ciências. Fundamenta-se em autores que discutem a importância da
historiografia na formação de professores e da relação de tecnologias digitais para o processo de aprendizagem da ciência. O objetivo principal é realizar pontuações sobre a historiografia da ciência e
linguagem infográfica para a formação de professores de Ciências. Em termos metodológicos, a pesquisa foi realizada na disciplina de “História, Filosofia e Ensino das Ciências”, do curso de Licenciatura em Ciências Exatas. O infográfico analisado aqui tem enfoque na Mecânica Newtoniana e Mecânica Relativista e foi construído por meio do auxílio de aplicativos voltados para o contexto educativo. Pontua-se que a infografia
favorece a autoria dos professores em formação a criar materiais didáticos, bem como permite ao aluno ser protagonista da aprendizagem ajudando-lhe na compreensão da história da ciência.

Published

24-04-2020

How to Cite

SILVA, Taís de Souza; COSTA, Lucas Mota; PALCHA, Leandro Siqueira. HISTORIOGRAFIA DA CIÊNCIA E LINGUAGEM INFOGRÁFICA: PONTUAÇÕES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: HISTORIOGRAPHY OF SCIENCE AND INFOGRAPHIC LANGUAGE: APPOINTMENTS TO THE FORMATION OF SCIENCE TEACHERS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 113–126, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v8i2.608. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/608.. Acesso em: 25 nov. 2024.

Similar Articles

61-70 of 145

You may also start an advanced similarity search for this article.