ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS

PARA QUÊ E PARA QUÊM?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i2.2965

Resumo

Este artigo apresenta a pesquisa “Conhecendo Caminhos para uma Educação Integral”, que questiona: para que e para quem são os cursos técnicos de Ensino Médio Integrado (EMI) dos Institutos Federais (IFs)? A pesquisa analisa a dualidade histórica da educação no Brasil, entre o ensino técnico e acadêmico. O objetivo é entender quem são os estudantes do EMI e a finalidade desses cursos, mediante entrevistas e questionário com estudantes do Eixo Recursos Naturais. Utilizar-se-a da análise de conteúdo para explorar o Capital Cultural, e propõe-se uma História em Quadrinhos (HQ) para melhorar a comunicação sobre esses cursos com os estudantes do Ensino Fundamental de comunidades pesqueiras. O artigo está dividido em introdução, concepções de Paulo Freire, metodologia, resultados esperados e considerações finais. Este estudo visa ampliar o debate sobre o papel e o acesso ao EMI, considerando as desigualdades sociais e econômicas no Brasil. 

 

Biografia do Autor

  • Dr. Gabriel Domingos Carvalho, Instituto Federal do Espirito Santo

    Professor do Instituto Federal do Espírito Santo-Ifes campus Piúma. Bacharel em medicina veterinária pela Universidade federal do Espírito Santo (UFES). Mestre e Doutor em medicina veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

Downloads

Publicado

30-10-2024

Como Citar

CAMPOS CARVALHO, Cleber; DOMINGOS CARVALHO, Gabriel. ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS: PARA QUÊ E PARA QUÊM?. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 91–100, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i2.2965. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2965.. Acesso em: 30 dez. 2024.