ROLE-PLAYING GAMES E ENSINO DE HISTÓRIA NO IFES – NOVA VENÉCIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i1.943Palavras-chave:
Jogos didáticos, Role-playing games, Ensino de HistóriaResumo
O presente artigo analisa os usos dos jogos de interpretação de personagens (RPGs) desenvolvidos no IFES – Nova Venécia no ano de 2019, tanto como projeto de ensino extracurricular, quanto como ferramenta metodológica nas aulas de História. Inicialmente são apresentadas ao leitor as origens e as principais características desses jogos. Em seguida, de que forma eles podem ser aplicados ao ensino, uma vez que por se tratarem de uma modalidade lúdica na qual o jogador assume o papel de outra pessoa, é possível fazer com que esse mesmo jogador pense, fale, aja e se comporte como alguém que ele não conhece, mas que pretende conhecer. No caso de personagens históricos, é necessário que os jogadores que os controlam estudem a seu respeito, situando suas atitudes em outra época. Por fim, faz-se um relato de experiências dos usos dos RPGs nas diversas turmas do 1º e do 3º anos do Ensino Médio do campus, e se busca apontar as vantagens e as desvantagens dessa metodologia.