PROJETO GIRASSOL

UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DA ZONA RURAL NO INTERIOR DE RIO BANANAL/ES

Authors

  • Janielli de Vargas Fortes IFES

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1413

Keywords:

Matemática, Girassol, Guia didático, Estudantes do campo

Abstract

Essa pesquisa intitulada Projeto Girassol, consistiu no plantio e cultivo de girassóis, além da secagem e reaproveitamento de suas sementes para dialogar sobre conteúdos de Matemática aproximando a matemática da sala de aula com a realidade do estudante do campo. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo configurando-se um estudo de caso e os instrumentos para a coleta de dados tiveram como base a observação participante. A partir dessa pesquisa desenvolveu-se um produto educacional na forma de um guia didático que teve como premissa para a construção o modelo ADDIE. O resultado e a constatação foram à valorização do trabalho com a terra, o resgate da cultura local, o surgimento de propostas de atividades que tiveram como base todo o processo do plantio à secagem dos girassóis, além de trabalhar as interseções entre o saber científico, o senso comum e os conteúdos escolares a partir das experiências dos próprios alunos.

Published

31-03-2022

How to Cite

DE VARGAS FORTES, Janielli. PROJETO GIRASSOL: UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DA ZONA RURAL NO INTERIOR DE RIO BANANAL/ES. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.36524/saladeaula.v11i1.1413. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1413.. Acesso em: 23 nov. 2024.

Received

05-10-2021

Accepted

16-02-2022

Published

31-03-2022

Similar Articles

1-10 of 82

You may also start an advanced similarity search for this article.