Percepções de professores que ensinam Matemática: o que medir?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.694

Palavras-chave:

Saberes Docentes. Formação Continuada. Investigação de Conceito. Matemática para o ensino. Grandezas e Medidas.

Resumo

Este relato de experiência tem intuito de compartilhar uma ação desenvolvida em um curso de formação continuada de professores que ensinam Matemática no município de Cariacica - Estado do Espírito Santo. O curso faz parte das ações de extensão do Grupo de Estudos e Pesquisa de Educação Matemática do Espírito Santo e de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Educação Ciências e Matemática do Ifes. A metodologia do curso propõe iniciar com questões disparadoras de forma a captar percepções dos participantes em relação ao conceito trabalhado, nesse caso do campo “Grandezas e Medidas”. A partir de questões disparadoras propusemos discussões coletivas, e colaborativamente elaboramos uma lista de percepções com os professores. Embasados nos estudos de Shulman, Davis e Bellemain, verificamos percepções (re)significadas durante as discussões, proporcionando uma nova compreensão da estrutura de conceitos do campo “Grandezas e Medidas”, com vistas ao ensino.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Vilela Paiva, IFES

Pós-doutora em Ensino da Matemática IME-UFRJ. Doutora em Matemática - PUC-RJ com ênfase em educação
matemática. Mestre em matemática IMPA. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Professora aposentada da UFES e, atualmente, professora do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, atuando na Licenciatura em Matemática e no Mestrado Profissional em Educação de Ciências e Matemática – Educimat. Atua em Educação Matemática e tem como uma das áreas de pesquisa a Formação do Professor que ensina Matemática. Líder do grupo de estudo e pesquisa em Educação Matemática do ES - Gepem-ES e fundadora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática do ES.

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Publicado

2020-08-17