PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NAS DIMENSÕES PESSOAL, FAMILIAR E SOCIAL, POR ESTUDANTES DA EJA POR MEIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS ENVOLVENDO EDUCAÇÃO FINANCEIRA ESCOLAR.

Autores

  • Ana Paula Rodrigues da Costa Ifes Campus Vitória
  • Solange Taranto de Reis
  • Rodolfo Chaves

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1457

Palavras-chave:

Educação Financeira Escolar. Educação de Jovens e Adultos. Produção de significados. Dimensões sociais.

Resumo

Este artigo traz um recorte de pesquisa em desenvolvimento pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Modelo dos Campos Semânticos e Educação Matemática, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, que tem poro bjetivo analisar os significados produzidos com os alunos de EJA, por meio de práticas educativas que envolveram dimensões pessoal, familiar e social, em uma proposta de Educação Financeira Escolar. Como aporte epistemológico temos o Modelo dos Campos Semânticos, com raízes na pesquisa-ação, entendendo que as propostas de compartilhamento de espaços comunicativos e de dialogicidade, advindas, respectivamente, de Romulo Campos Lins e de Paulo Freire são fundamentais aos processos de ensino e de aprendizagem. Para o desenvolvimento das práticas, utilizou-se a Teoria da Atividade, com vistas à elaboração das Práticas Educativas Investigativas. Como resultado pretende-se desenvolver um produto educacional em formato de guia didático.

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Publicado

2022-03-31