APLICATIVOS DIGITAIS NO CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DOS ALUNOS POR MEIO DE OFICINAS TEMÁTICAS

DIGITAL APPLICATIONS IN THE CONTEXT OF MATHEMATICS: STUDENT CONTRIBUTIONS BY THEME WORKSHOPS

Autores

  • Jorge Schneider Instituto Federal do Espírito Santo-CEFOR
  • Vanessa Battestin Nunes Instituto Federal do Espírito Santo-CEFOR

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i2.605

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Matemática, Aplicativos Móveis

Resumo

Este trabalho objetivou analisar aplicativos móveis (apps) auxiliares ao processo de aprendizagem da matemática, visando também incentivar o uso desses como ferramentas auxiliares a
aprendizagem da disciplina de matemática, por meio da realização de uma oficina com aplicativos móveis na escola. A atividade envolveu 54 alunos da rede pública do Estado do Espírito Santo. Os alunos foram
desafiados a selecionar aplicativos digitais com potencial para auxiliar a aprendizagem da matemática. Assim, apresentaram 15 apps de diversas áreas da matemática, como álgebra, geometria, estatística e
probabilidade. Os resultados apontam entusiasmo e satisfação dos alunos com a atividade. A pesquisa constatou que muitos alunos já utilizavam aplicativos digitais, mas que após a oficina, o interesse em
conhecer a fundo esses aplicativos aumentou significativamente. Assim, nota-se o potencial das tecnologias digitais em motivar e auxiliar o processo de aprendizagem da matemática, sendo necessária a formação e
apropriação do professor acerca do uso pedagógico dessas.

Downloads

Publicado

2020-04-24