APLICATIVOS DIGITAIS NO CONTEXTO DO ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DOS ALUNOS POR MEIO DE OFICINAS TEMÁTICAS
DIGITAL APPLICATIONS IN THE CONTEXT OF MATHEMATICS: STUDENT CONTRIBUTIONS BY THEME WORKSHOPS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i2.605Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Matemática, Aplicativos MóveisResumo
Este trabalho objetivou analisar aplicativos móveis (apps) auxiliares ao processo de aprendizagem da matemática, visando também incentivar o uso desses como ferramentas auxiliares a
aprendizagem da disciplina de matemática, por meio da realização de uma oficina com aplicativos móveis na escola. A atividade envolveu 54 alunos da rede pública do Estado do Espírito Santo. Os alunos foram
desafiados a selecionar aplicativos digitais com potencial para auxiliar a aprendizagem da matemática. Assim, apresentaram 15 apps de diversas áreas da matemática, como álgebra, geometria, estatística e
probabilidade. Os resultados apontam entusiasmo e satisfação dos alunos com a atividade. A pesquisa constatou que muitos alunos já utilizavam aplicativos digitais, mas que após a oficina, o interesse em
conhecer a fundo esses aplicativos aumentou significativamente. Assim, nota-se o potencial das tecnologias digitais em motivar e auxiliar o processo de aprendizagem da matemática, sendo necessária a formação e
apropriação do professor acerca do uso pedagógico dessas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.