A EVOLUÇÃO DOS VÍDEOS CURTOS E A SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i3.2693

Palavras-chave:

Educação., Aprendizagem, Vídeos Curtos

Resumo

O artigo aborda a ascensão dos vídeos curtos em plataformas como TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts e seus impactos na educação. A relevância do tema reside na transformação da forma de consumir e compartilhar conteúdo nas redes sociais. A justificativa está na necessidade de compreender e maximizar o uso desses vídeos na educação. O problema de pesquisa questiona o impacto dos vídeos curtos na educação e como esses formatos podem ser aproveitados para maximizar a aprendizagem. O objetivo é analisar esse impacto, explorando vantagens, desafios e melhores práticas para engajamento na educação. A metodologia adotada é qualitativa, com pesquisa documental. Os resultados destacam a importância dos vídeos curtos na educação e a necessidade de estratégias educativas engajadoras. As considerações finais ressaltam a necessidade de explorar o potencial educacional dos vídeos curtos e adaptar práticas educacionais às mudanças nos hábitos de consumo de conteúdo.

Biografia do Autor

  • Valdinei Cezar Cardoso, CEUNES/UFES

    Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (2014). Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(2010). Especialista em Educação Matemática pela União das Escolas Superiores do Vale do Ivaí (2002). Graduado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá(2001), Professor Adjunto do Departamento de Matemática Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro Universitário Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo. Atua na área de pesquisa da Educação Matemática com ênfase na Modelagem Matemática na Educação Matemática, Teorias da Didática da Matemática Francesa, Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, Uso de Jogos e Vídeos Digitais no ensino de matemática, Educação à Distância e Tecnologias Educacionais da Informação e Comunicação. É coordenador do Grupo de pesquisa Mídias e Matemática (MidMat) no Centro Universitário Norte do Espírito Santo(CEUNES) da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

WUTKE WELMER, Marinete Santana; CARDOSO, Valdinei Cezar. A EVOLUÇÃO DOS VÍDEOS CURTOS E A SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 19–32, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i3.2693. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2693.. Acesso em: 3 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 120

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.