A POLINIZAÇÃO EM SALA DE AULA: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ÊNFASE EM INSETOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1370

Palavras-chave:

Polinizadores, Recursos didáticos, Metodologia alternativa, Interação ecológica

Resumo

A polinização é uma interação ecológica importante, sendo realizada por fatores abióticos ou polinizadores. Dentre os polinizadores, destacam-se os insetos. Apesar de relevância temática, o estudo sobre a importância da polinização não é frequentemente ensinado nas escolas de ensino básico. Tendo em vista as dificuldades para abordar o tema em sala, objetivou-se elaborar e validar uma sequência didática (SD) sobre polinização com foco em insetos. A SD foi aplicada para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e realizada em quatro etapas. Para obtenção dos dados, a metodologia de palavras-chave e produção de texto foram utilizadas, além da produção de fotografias. Verificou-se que a SD como recurso metodológico potencializou a aprendizagem dos estudantes, possibilitou novos conhecimentos e ressignificou conhecimentos prévios. Portanto, a SD aqui proposta é uma importante metodologia alternativa, permitindo aulas mais dinâmicas e conteúdo mais atrativo.

Downloads

Publicado

2022-03-31