DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1420Palavras-chave:
Educação Estatística, Modelagem Matemática, COVID-19, Competências EstatísticasResumo
Trata-se de um relato de pesquisa de cunho qualitativo que se propôs a aplicar uma atividade com duas turmas do 8º Ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver as competências estatísticas, sendo elas o raciocínio, o pensamento e a literacia, por meio de uma atividade de Modelagem Matemática com o tema da pandemia da COVID-19, com bases em Burak (1992) e Lopes (2008). Foi proposta a construção de um questionário estruturado em sala de aula virtual com perguntas a respeito da pandemia da COVID-19 a ser respondido pelos alunos e familiares para entender os impactos da pandemia da COVID-19 nas famílias dos alunos, comparando os resultados com o Inquérito Sorológico feito pelo Estado do Espírito Santo. Os resultados mostraram que as competências foram desenvolvidas de maneira significativa, em especial durante o período da análise crítica dos dados coletados, por meio do desenvolvimento de hipóteses sobre os dados, usando raciocínios sobre incerteza, amostragem e associação, generalização do tema para além do questionário e uso da comunicação estatística por meio da narrativa crítica das informações apresentadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.