DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1420Palavras-chave:
Educação Estatística, Modelagem Matemática, COVID-19, Competências EstatísticasResumo
Trata-se de um relato de pesquisa de cunho qualitativo que se propôs a aplicar uma atividade com duas turmas do 8º Ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de desenvolver as competências estatísticas, sendo elas o raciocínio, o pensamento e a literacia, por meio de uma atividade de Modelagem Matemática com o tema da pandemia da COVID-19, com bases em Burak (1992) e Lopes (2008). Foi proposta a construção de um questionário estruturado em sala de aula virtual com perguntas a respeito da pandemia da COVID-19 a ser respondido pelos alunos e familiares para entender os impactos da pandemia da COVID-19 nas famílias dos alunos, comparando os resultados com o Inquérito Sorológico feito pelo Estado do Espírito Santo. Os resultados mostraram que as competências foram desenvolvidas de maneira significativa, em especial durante o período da análise crítica dos dados coletados, por meio do desenvolvimento de hipóteses sobre os dados, usando raciocínios sobre incerteza, amostragem e associação, generalização do tema para além do questionário e uso da comunicação estatística por meio da narrativa crítica das informações apresentadas.