ESTRATÉGIA LÚDICA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE GENÉTICA  NO   ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Allan de Almeida da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Aline Cristina de Moura Lemos Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Susane Marinho Lages Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Marcia Mourão Ramos Azevedo Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i3.2706

Palavras-chave:

educação básica, ludicidade, Leis de Mendel, Metodologia de ensino

Resumo

O estudo das ciências biológicas se mostra fundamental para a compreensão do meio ambiente e outras temáticas que envolvem a disciplina. Nesta abordagem, o presente trabalho teve como objetivo investigar as contribuições da estratégia lúdica “Bingo”, associada a aulas expositivas, para a compreensão das Primeira e Segunda Leis de Mendel. Sendo assim, o projeto foi aplicado em três turmas do 9º ano do ensino fundamental, onde se delimitou 07 etapas para a sua elaboração a fim de que o objetivo definido fosse alcançado. Diante da conjectura exposta, foi possível identificar que houve um aumento percentual das médias de notas do pós-teste em relação ao pré-teste na análise geral das turmas, todavia, os resultados de acertos no pós-teste não apresentaram variação significativa ao pré-teste. Conclui-se que a atividade lúdica proposta associada às aulas expositivas não se mostrou eficaz para facilitar o aprendizado para o ensino da Primeira e Segunda Lei de Mendel, mas a utilização da ludicidade se mostrou como uma potencial ferramenta para atrair a atenção e interesse dos alunos para o seu processo e aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Allan de Almeida da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará

    Sou formado em Técnico em Edificações pelo Instituto de Ensino, Ciência e Tecnologia Federal do Pará -Campus Santarém.

    Desde 2017 presto serviço voluntário para a plataforma educacional Brainly, trabalhando com moderação de conteúdo e como membro do time de resposta, uma função em que eu resolvo perguntas acadêmicas e escolares em diversas áreas.

  • Aline Cristina de Moura Lemos, Universidade Federal do Oeste do Pará

    Possuo experiência com extração de DNA, PCR e marcadores moleculares através do estágio no Laboratório de Genética da Interação (LGI/UFOPA). Voluntária no projeto de extensão "Atividades Lúdicas: uma abordagem diferenciada para o processo de ensino-aprendizagem em Biologia". Bolsista FAPESPA no projeto "DNA ambiental como instrumento de monitoramento rápido da biodiversidade" do Laboratório de Educação e Evolução (LEDEVO/UFOPA).

  • Susane Marinho Lages, Universidade Federal do Oeste do Pará

    Possui graduação pela Universidade Federal do para(2000) e especialização em Docencia e gestao do Ensino Superior pela Faculdade Única de Ipatinga(2023). Atualmente é Técnico Administrativo - Nível e da Universidade Federal do Oeste do Pará.

  • Marcia Mourão Ramos Azevedo, Universidade Federal do Oeste do Pará

    Graduação em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (1998), Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Agrárias (2019) e Zootecnia (2023) pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Especialização em Vigilância Sanitária e Epidemiológica pela Universidade de Ribeirão Preto (1999), Mestrado (2007) e Doutorado (2011) em Ciência Animal pela Universidade Federal do Piauí. Pós-doutorado (01/2012 a 07/2013) em Ciência Animal e Pastagens pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

DE ALMEIDA DA SILVA, Allan; CRISTINA DE MOURA LEMOS, Aline; MARINHO LAGES, Susane; MOURÃO RAMOS AZEVEDO, Marcia. ESTRATÉGIA LÚDICA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE GENÉTICA  NO   ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 51–61, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i3.2706. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2706.. Acesso em: 5 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 156

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.