ESTRATÉGIA LÚDICA COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE GENÉTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i3.2706Palavras-chave:
educação básica, ludicidade, Leis de Mendel, Metodologia de ensinoResumo
O estudo das ciências biológicas se mostra fundamental para a compreensão do meio ambiente e outras temáticas que envolvem a disciplina. Nesta abordagem, o presente trabalho teve como objetivo investigar as contribuições da estratégia lúdica “Bingo”, associada a aulas expositivas, para a compreensão das Primeira e Segunda Leis de Mendel. Sendo assim, o projeto foi aplicado em três turmas do 9º ano do ensino fundamental, onde se delimitou 07 etapas para a sua elaboração a fim de que o objetivo definido fosse alcançado. Diante da conjectura exposta, foi possível identificar que houve um aumento percentual das médias de notas do pós-teste em relação ao pré-teste na análise geral das turmas, todavia, os resultados de acertos no pós-teste não apresentaram variação significativa ao pré-teste. Conclui-se que a atividade lúdica proposta associada às aulas expositivas não se mostrou eficaz para facilitar o aprendizado para o ensino da Primeira e Segunda Lei de Mendel, mas a utilização da ludicidade se mostrou como uma potencial ferramenta para atrair a atenção e interesse dos alunos para o seu processo e aprendizagem.
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