CONVITE À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO NO EIXO PRODUTOS DE MEDIDAS: UM PASSEIO À LANCHONETE
AN INVITATION A PROBLEM POSING OF MULTIPLICATION AND DIVISION IN THE PRODUCT AXIS MEASURES: A VISIT TO A CAFETERIA
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i2.596Palavras-chave:
Formulação de problemas, Campo conceitual multiplicativo, Multiplicação e DivisãoResumo
Este relato de experiência tem por objetivo apresentar análises de uma proposta de Formulação de Problemas, intitulada “Um passeio à lanchonete”, que pode contribuir para o ensino das operações de multiplicação e divisão, no Campo Conceitual Multiplicativo, na classe de Combinatória. A proposta foi desenvolvida em uma pesquisa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, seguindo pressupostos metodológicos da Engenharia Didática, em um estudo qualitativo, cujos dados foram produzidos no 5º de uma Escola Estadual do Município de Vargem Alta – ES. As análises evidenciaram que a proposta é potencialmente significativa nos estudos dessas operações, uma vez que envolveu os estudantes na formulação de problemas de raciocínio combinatório, levando-os a refletir sobre a multiplicação e divisão. As produções podem ser utilizadas, pelo professor, nas aulas de matemática, pois carregam consigo motivações intrínsecas, fatores que podem entusiasmar os alunos na resolução de problemas.