ESTÁGIO DOCÊNCIA DO CURSO DE DOUTORADO EM FÍSICA
RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i3.2889Palavras-chave:
Estágio Docência, Doutorado em Física, Práticas Experimentais, Relato de ExperiênciasResumo
Este artigo examina a relevância do estágio docente aliado a atividades experimentais na formação de professores. O estudo foi realizado durante o Curso de Doutorado em Física e Astronomia da UERN, envolvendo um estágio de 12 semanas na disciplina de Laboratório de Ensino de Física II, em parceria com uma escola de ensino médio. Os alunos de graduação criaram e aplicaram quatro práticas experimentais nas áreas de Cinemática, Termodinâmica e Eletricidade. O uso de experimentos favoreceu a autonomia dos alunos e fortaleceu a colaboração entre universidade e escola. Foram produzidos seis roteiros, com potencial para explorar outras temáticas da Física, como Magnetismo, Ondas, Óptica e Física Moderna.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.