Experimento de física com arduino em aula remota:
O problema do pêndulo
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.1152Palavras-chave:
Ensino de física, Ensino remoto, Atividade experimental, ArduinoResumo
A utilização de tecnologias da informação tem ganhado um espaço enorme na educação, especialmente em tempos de aulas remotas devido à pandemia provocada pela infecção do novo SARS COVID-19. Entre os principais desafios das adaptações das aulas remotas, podemos destacar a realização de atividades experimentais. O presente artigo descreve um relato de experiência de uma aula remota, com a realização de uma atividade experimental, de maneira remota. O experimento consistiu na utilização de Arduino para coletar dados para que os alunos conseguissem determinar o período do pêndulo simples e, por sua vez, o comprimento do pêndulo. A metodologia envolveu coleta de dados em tempo real, trabalho em grupos separados, com dados diferentes e tratamento dos dados por parte dos alunos. Além de dados experimentais com erros de ordem de , os resultados da aprendizagem e participação dos alunos foram extremamente satisfatórios.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.