Experimento de física com arduino em aula remota:
O problema do pêndulo
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v10i2.1152Palavras-chave:
Ensino de física, Ensino remoto, Atividade experimental, ArduinoResumo
A utilização de tecnologias da informação tem ganhado um espaço enorme na educação, especialmente em tempos de aulas remotas devido à pandemia provocada pela infecção do novo SARS COVID-19. Entre os principais desafios das adaptações das aulas remotas, podemos destacar a realização de atividades experimentais. O presente artigo descreve um relato de experiência de uma aula remota, com a realização de uma atividade experimental, de maneira remota. O experimento consistiu na utilização de Arduino para coletar dados para que os alunos conseguissem determinar o período do pêndulo simples e, por sua vez, o comprimento do pêndulo. A metodologia envolveu coleta de dados em tempo real, trabalho em grupos separados, com dados diferentes e tratamento dos dados por parte dos alunos. Além de dados experimentais com erros de ordem de , os resultados da aprendizagem e participação dos alunos foram extremamente satisfatórios.