INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO

UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA E SUPERAÇÃO DO ESOTERISMO

Autores

  • Geovana Ferreira Picolo Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama
  • Lincoln Kotsuka da Silva Instituto Federal do Paraná, Campus Umuarama

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i1.2414

Palavras-chave:

Aprendizado ativo, Investigação científica, Ensino básico, Escola pública, Ensino de química

Resumo

O trabalho apresenta um relato de experiência da vivência da iniciação científica (IC) por estudantes do ensino médio de escolas públicas da cidade de Cruzeiro do Oeste, Paraná. Com o objetivo de discutir a IC como metodologia ativa e propô-la como ferramenta de superação do esoterismo, a IC foi dividida em oito etapas e teve como tema a análise do teor de etanol presente na gasolina comercializada na região, considerando a NBR 13992. O trabalho promoveu discussões acerca da IC como metodologia ativa de ensino e ferramenta para a migração do esoterismo para o exoterismo. As discussões permearam diante das características inerentes às correntes teóricas e suas relações com os aspectos observados no ensino-aprendizagem dos participantes do projeto. A partir disso, estabeleceu-se que a IC promoveu resultados alinhados aos princípios das metodologias ativas e contribuiu para remodelar a ideia de ciência esotérica que está presente na sociedade para a concepção de ciência exotérica.

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Publicado

10-09-2024

Como Citar

FERREIRA PICOLO, Geovana; KOTSUKA DA SILVA , Lincoln. INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA E SUPERAÇÃO DO ESOTERISMO. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 260–279, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i1.2414. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2414.. Acesso em: 21 dez. 2024.

Recebido em

19-10-2023

Aceito em

29-11-2023

Publicado em

10-09-2024

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