Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia

Autores/as

  • José Carlos Pinto Leivas Universidade Franciscana-UFN

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i1.669

Palabras clave:

. Imaginação. Criatividade. Ensino e aprendizagem em Geometria

Resumen

neste artigo se apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada no primeiro semestre de 2020, com o objetivo de analisar como participantes de um Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria exploram a visualização, a imaginação e a criatividade em atividades geométricas. Foram aplicadas três atividades adaptadas do site Canguru Matemático, em três encontros realizados em plataforma digital, em virtude do período de isolamento social em que se encontram as atividades didáticas. Cada uma foi aplicada como fechamento das atividades nos três encontros consecutivos. Os dados foram coletados via WhatsApp, imediatamente após a aplicação da atividade. Além disso, as justificativas foram enviadas a posteriori ou elo mesmo instrumento. Os resultados corroboram estudos do Working Group do PME, indicando insuficiência de pesquisas envolvendo Representação e Visualização. Acredita-se que o experimento possa ser útil para outros profissionais envolvidos com o ensino de Geometria explorarem.

Publicado

17-08-2020

Cómo citar

PINTO LEIVAS, José Carlos. Habilidades visuais: uma vivência em sala de aula virtual em tempo de pandemia. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 7–25, 2020. DOI: 10.36524/saladeaula.v9i1.669. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/669.. Acesso em: 21 nov. 2024.

##plugins.generic.dates.received##

21-05-2020

##plugins.generic.dates.accepted##

22-06-2020

##plugins.generic.dates.published##

17-08-2020

Artículos similares

1-10 de 130

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.