EDUCAÇÃO FÍSICA E GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO II PERÍODO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v9i2.663Palabras clave:
Educação Física, Geometria, Educação Infantil, Formação IntegralResumen
O presente trabalho
tem por objetivo discutir as práticas pedagógicas na educação infantil através do circuito das formas geométricas. A atividade associou habilidades relacionadas a educação física e conceitos geométricos atendendo aos princípios da Base Nacional Comum Curricular, BNCC (2017) que consiste em desenvolver integralmente a criança por meio dos Campos de Experiências. A pesquisa é de abordagem qualitativa cujos dados foram extraídos na realidade dos alunos usando o diário de bordo, gravações e registro fotográfico. Os resultados revelam a intencionalidade da prática educativa proposta no circuito propiciando desenvolver nas crianças aspectos sociais, motores, afetivos e cognitivos. Ele favoreceu a integração entre o conhecimento e a formação humana privilegiando a ludicidade. Contudo, outras práticas podem ser articuladas a partir das interações e brincadeiras contribuindo para a qualidade e o pleno desenvolvimento das crianças na educação infantil.
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