FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E RELAÇÕES COM O TRABALHO PEDAGÓGICO: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE NÚMERO

Autores

  • Dayane Gomes Prefeitura Municipal de Serra
  • Fabiany Cezário Dias Torezani Prefeitura Municipal de Vila Velha
  • Dilza Côco Ifes
  • Sandra Aparecida Fraga da Silva Ifes

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v11i1.1455

Palavras-chave:

Formação continuada., Educação Infantil, Matemática, Número

Resumo

O artigo aborda discussões sobre o trabalho com números naturais na educação infantil, tomando como referência pressupostos teórico metodológicos da abordagem histórico cultural. Para isso, apresenta recorte de dados oriundos de ação de extensão vinculada à formação continuada de professores que ensinam matemática na infância. Tal ação, realizada no ano de 2018, constituiu campo empírico de duas pesquisas de mestrado desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat). Em específico, neste texto busca-se explicitar relações entre  ações de estudos do movimento histórico e lógico do conceito de número realizadas no curso e a organização da atividade pedagógica. A narrativa analisada permite inferir que o percurso de estudos proposto, favoreceu ampliar conhecimentos sobre os principais nexos do conceito em questão, estimulando reflexões e ressignificações sobre o modo de organização de ações didático-pedagógicas dos participantes.  

Downloads

Publicado

2022-03-31