A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS E COMPREENSÃO DOS COEFICIENTES DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v8i1.515Palabras clave:
GeoGebra, Tecnologia, Função quadráticaResumen
Neste relato de experiência em sala de aula, apresentamos o processo de utilização do software GeoGebra em uma sala de primeiro ano do Ensino Médio. O objetivo das aulas foi contribuir para a compreensão do significado dos coeficientes das funções quadráticas, por parte dos alunos, por meio dos gráficos elaborados com o software. Além disso, foi nosso objetivo enquanto professora da turma nos desvencilhar do estigma da Matemática ser “matéria difícil”, associando a prática realizada a propostas inovadoras atreladas à tecnologia. Os resultados apresentados no texto se apoiaram na autoridade de autores que argumentam a favor de tecnologia associada à educação, como Yves De La Taille, Marcelo de Carvalho Borba e Miriam Godoy Penteado, George de Souza Alves e Adriana Benevides Soares, Raymond Duval e Silvia Dias Alcântara Machado, e discute sobre a importância de o professor dar sentido aos conteúdos que ministra, em especial, função quadrática. O estudo nos mostrou que o uso do software GeoGebra contribuiu para a consolidação da aprendizagem do papel que desempenham os coeficientes de uma função quadrática por meio de análise de gráficos produzidos com o software, e como a aula motivou os alunos para o estudo da Matemática.