O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Carline Santos Borges Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i1.3092

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Tecnologia Assistiva. Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

Objetiva evidenciar o uso da tecnologia assistiva no contexto do atendimento educacional especializado como favorecedora do processo de escolarização de estudante com deficiência. Trabalha-se com o conceito de tecnologia assistiva, atendimento educacional especializado e com a importância de formação docente para o trabalho em Educação Especial. Autores como Schirmer; Browning; Bersch; Machado, Franco, Padilha, Borges contribuem com as reflexões sobre a inclusão escolar e teoricamente o artigo embasa-se em Vigotski. Do ponto de vista dos dados, trata-se de um recorte da dissertação de Mestrado em Educação intitulada “Atendimento Educacional Especializado e os processos de conhecimento na escola comum”. Os resultados apontam para a importância de processos formativos de professores, sobretudo de professores de educação especial que abordem temáticas como o uso das tecnologias assistivas nas escolas como recurso de acessibilidade para as pessoas com deficiência, bem como, suporte de acesso ao currículo e para as contribuições da comunicação alternativa para o processo de escolarização de estudante com necessidade complexa de comunicação.

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Publicado

30-03-2025

Como Citar

SANTOS BORGES, Carline. O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 71–87, 2025. DOI: 10.36524/saladeaula.v14i1.3092. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/3092.. Acesso em: 5 ago. 2025.

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