O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.36524/saladeaula.v14i1.3092Palavras-chave:
Inclusão escolar. Tecnologia Assistiva. Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado.Resumo
Objetiva evidenciar o uso da tecnologia assistiva no contexto do atendimento educacional especializado como favorecedora do processo de escolarização de estudante com deficiência. Trabalha-se com o conceito de tecnologia assistiva, atendimento educacional especializado e com a importância de formação docente para o trabalho em Educação Especial. Autores como Schirmer; Browning; Bersch; Machado, Franco, Padilha, Borges contribuem com as reflexões sobre a inclusão escolar e teoricamente o artigo embasa-se em Vigotski. Do ponto de vista dos dados, trata-se de um recorte da dissertação de Mestrado em Educação intitulada “Atendimento Educacional Especializado e os processos de conhecimento na escola comum”. Os resultados apontam para a importância de processos formativos de professores, sobretudo de professores de educação especial que abordem temáticas como o uso das tecnologias assistivas nas escolas como recurso de acessibilidade para as pessoas com deficiência, bem como, suporte de acesso ao currículo e para as contribuições da comunicação alternativa para o processo de escolarização de estudante com necessidade complexa de comunicação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais de todos os artigos publicados são da Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco. Neste caso, após a aprovação do artigo, o autor deverá preencher a Declaração de Autorização de Publicação, na qual consta a cessão de direitos autorais sobre o texto. A reprodução de qualquer artigo em outras publicações, por quaisquer meios, requer autorização, por escrito, dos Editores. A realização de reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) poderá ocorrer somente após permissão, por escrito, dos Editores.