DESENVOLVIMENTO DO MOOC ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PEDAGOGOS

Autores/as

  • Jaqueline Aparecida Moreira Ifes
  • Ana Raquel de Medeiros Garcia
  • Denise Rocco de Sena

DOI:

https://doi.org/10.36524/saladeaula.v13i2.2966

Palabras clave:

MOOC. Alfabetização Científica. Ensino por Investigação. Formação Docente.

Resumen

A Alfabetização Científica (AC) é vital para a compreensão do mundo, especialmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde a curiosidade das crianças é maior. A formação contínua de professores é essencial, dado o ritmo acelerado das inovações científicas e tecnológicas. Este trabalho visou desenvolver e validar um MOOC focado na AC para pedagogos, utilizando o modelo ADDIEM. O curso foi validado por especialistas e educadores abrangendo dimensões tecnológicas, estruturais e pedagógicas e atendeu aos critérios de clareza, estrutura e eficácia pedagógica. Dos 17 participantes da turma piloto, 9 concluíram o curso, com feedbacks altamente positivos. Identificou-se a falta de tempo como principal desafio para a conclusão. O MOOC mostrou-se eficaz na formação de professores para a AC, recebendo alta recomendação dos cursistas. Futuras pesquisas devem focar em estratégias para aumentar o engajamento, as taxas de conclusão e investigação do impacto a longo prazo nas práticas de ensino.

Publicado

30-10-2024

Cómo citar

APARECIDA MOREIRA, Jaqueline; DE MEDEIROS GARCIA, Ana Raquel; ROCCO DE SENA , Denise. DESENVOLVIMENTO DO MOOC ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PEDAGOGOS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 101–111, 2024. DOI: 10.36524/saladeaula.v13i2.2966. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/2966.. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

1-10 de 134

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.